Chama Trina

Meditação

Atualmente, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) considera a meditação uma ação de prevenção e promoção de saúde. A meditação é uma terapia que pode ser usada em qualquer pessoa, de qualquer idade, para treinar o foco, a atenção e a consciência. Essa prática ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão. Além disso, a meditação treina a atenção plena no momento presente promovendo uma maior integração entre corpo e mente.

Tomografias e ressonâncias mostram a redução da atenção voltada a estímulos externos e aumento da atenção interna quando se pratica a meditação. Aumentam também a produção de neurotransmissores como o GABA, conhecido como o “calmante natural do cérebro” e dos níveis de dopamina (neurotransmissor relacionado ao prazer), serotonina (ligada a regulação do humor) e das endorfinas, os analgésicos naturais do corpo.

Um estudo de oito semanas realizado por pesquisadores de Harvard no Hospital Geral de Massachusetts (MGH) determinou que a meditação literalmente reconstrói a massa cinzenta do cérebro em apenas oito semanas. A massa cinzenta é responsável pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento, percepção e equilíbrio, entre outras coisas.

É o primeiro estudo a documentar que a meditação produz mudanças na massa cinzenta ao longo do tempo.

Outro estudo realizado em Harvard mostrou o aumento da espessura da massa cinzenta, ou seja, aumento no número de neurônios de determinadas áreas do cérebro. 

Cérebro antes e depois de 10 minutos de meditação

Incluir a meditação na sua rotina diária vai beneficiá-lo em diversos aspectos da sua vida, fazendo com que você tenha autocontrole, redução de ansiedade, aumento da produtividade, aumento da sensação de felicidade, prazer, foco, clareza mental, diminuição do estresse e aumento do discernimento na tomada de decisão.

A meditação guiada e as velas com seus aromas propiciam esse momento de pausa e de conexão de você com você mesmo, para que você tenha clareza e consciência do seu momento presente, proporcionando um momento de autocuidado, fortalecimento de quem você é em essência, transmutando através do fogo aquilo que precisa ser liberado em sua vida trazendo paz em sua mente e amor no seu coração.

Através da chama da vela, intencionamos receber o amor, a sabedoria e o poder divino que habita em todos nós.

Como meditar

  • É possível meditar em qualquer horário e em qualquer local.

     

  • Não é necessário ficar em uma posição específica, somente manter a espinha ereta para que o fluxo de ar seja mais fácil de fluir em seu corpo.

     

  • As primeiras experiências, podem ser desafiadoras, mas é importante criar o hábito, pois meditar é um ato intencional.

     

  • Caso venham alguns pensamentos em sua mente, acolha-os. É bastante comum acontecer isso no início, converse com eles e diga que assim que você terminar de meditar você tomará a ação necessária.

     

  • Preste atenção no ar entrando e saindo do seu corpo.

     

  • Existem vários tipos de respiração inspirando pelo nariz e expirando pela boca, inspirando e expirando pelo nariz ou inspirando e expirando pela boca.

     

  • Inspire contando até 2 e expire contando até 4 (o tempo de inspiração deve ser sempre menor do que o de expiração).

     

  • O ar deve expandir dentro do seu corpo ampliando a sua caixa torácica e não pressionando os seus órgãos de cima para baixo.